quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Aula, para que serve?

Aula? Para que serve? Você professor de sapateado hoje, tem uma resposta para a questão? Tem consciência da razão para a existência da aula? Mesmo sendo em um workshop de apenas duas aulas você sabe a prioridade? Você tem noção do papel que exerce ao ensinar? Ao se propor a ensinar? Sim, você deve ensinar. Esse é um dos principais propositos de se da aula, não o único, mas um dos principais. Você influência ou não um aluno com seus ensinamentos, encaminha ou desencaminha o mesmo. Sendo o propósito ensinar, deixe de lado sua capacidade individual e não se exiba. Não é essa nossa função como professores, educadores, orientadores da arte de sapatear. Passos são apenas passos, combinações mirabolantes, são apenas combinações mirabolantes. Você deve ter em mente independente de ser turma regular ou em um breve workshop, que você está ali para dar uma aula, e não apenas um hora de diversão e entretenimento. Se assim fosse se reuniam no corredor e fariam uma roda de passos e trocas de ideias. Na aula independente do nível técnico da sua turma, você tem que estar aberto a dividir experiências adquiridas ao longo de seu aprendizado. Procurar orientar o aluno mesmo que adiantado a melhorar e a conseguir alcançar outro nível. Não é por seu aluno ser adiantado que nada precisa mudar e aperfeiçoar. Sapateado é uma dança que necessita essa pratica diária e individual de cada um onde se ganha agilidade e criam-se novos passos. Mas em sala de aula leve mais a sério a sua responsabilidade de ensinar e não de apenas passar passos e passos, pense na qualidade de ensinamento que deseja dar a seus alunos. Estude. Conte uma história de um sapateador, conte uma vivência, conte a história de uma combinação...estudem para ensinar. Não é simplesmente saber bater os pés no chão rapidamente e saber alguns repertórios. É algo além sapateadores e professores. Uma boa aula não é sempre a mais divertida e nem aquela que se aprendeu um passo difícil . Uma boa aula é sair da sala com um aprendizado que vai mudar seu jeito de sapatear, que vai te levar a percorrer outros caminhos, que vai te levar a querer passar aquilo adiante. Tenho vistos muitos vídeos de aula pelo face e apenas vejo sequências e sequências...e nada mais...muitas até equivocadas ritmicamente falando. 
Pensem com carinho que tipo de professor você quer ser. Aquele que ensina apenas passos, ou aquele que vai estar na lembrança do aluno pelos ensinamentos que deu. Você pode fazer aula com dezenas e dezenas de sapateadores em sua vida no Brasil e fora daqui, mas não serão dezenas e dezenas de professores que farão você ser o que é. Ser um bom sapateador, não é sinônimo de ser bom professor e bom coreógrafo. E vice versa. Portanto pensem na responsabilidade que exercem. Vocês querem dar aula para ensinar ou para os alunos apenas apenas aprenderem passos ou para se divertirem, ou tudo isso misturado ou nada disso? 
Eu tive grandes mestres com o dom de ensinar, que respeito e levo meu agradecimento eterno. Vocês não gostariam de ser assim para um de seus alunos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário